Share This

A representante residente assistente do PNUD, Maristela Baioni, fala sobre a parceria entre o Instituto Campus Party e o PNUD durante a Campus Day.

Na abertura do Campus Day, no último sábado, em Brasília, o Instituto Campus Party e o PNUD anunciaram oficialmente parceria para fortalecer a participação dos jovens nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, também se confirmou a realização de um hackathon, em 2017, uma maratona de programação em que desenvolvedores de softwares apresentarão soluções tecnológicas que colaborem com a implementação e o acompanhamento das metas dos Objetivos Globais.

De acordo com o presidente da Campus Party, Francesco Farrugiga, a Agenda 2030 e os 17 ODS orientarão as ações de um grande hackathon, na edição de 10 anos da Campus Party, em São Paulo, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017. “Nosso objetivo é colaborar com ações que envolvam muitas pessoas para caminharmos juntos para o alcance da Agenda 2030 e dos ODS. Com certeza, teremos um evento bem significativo e faremos o maior hackathon dos últimos tempos”, declarou.

“O Brasil e o mundo tem um novo desafio pela frente: uma nova agenda global com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Vamos precisar de muita criatividade, compromisso e perseverança. A Campus Party propõe que a juventude ocupe uma liderança nos processos de mudança, e o PNUD – parceiro desta iniciativa – trabalha para que os jovens possam ampliar seu leque de oportunidades e escolhas e traçar seu próprio futuro”, afirmou a representante residente assistente do PNUD, Maristela Baioni.

Para a realização do evento em Brasília, o Instituto Campus Party conta com o apoio do Governo do Distrito Federal. “Estamos fazendo um investimento muito grande para mudar a vertente do desenvolvimento econômico da cidade. Brasília tem grande vocação para se tornar um centro de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

Na Campus Day Brasília, evento que antecede a Campus Party do próximo ano, mais de duas mil pessoas participaram das atividades no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As discussões do dia focaram em Dados Abertos e Transparência, Trabalho e Educação do Futuro.

Campus Party
A Campus Party teve início na Espanha em 1997. Atualmente, é considerado um dos maiores evento globais de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo. Reúne milhares de pessoas de diferentes países. Tradicionalmente, os participantes da feira ficam acampados em um mesmo espaço. Ao longo dos dias da Campus, participam de palestras, feiras e de maratonas de programação sobre determinado tema, conhecidas como hackathon.

Em 2017, será a primeira vez que a Campus Party terá atividades em Brasília também. O evento dará continuidade ao tema “Feel the Future” (“Sinta o Futuro”, em tradução livre), que será discutido no evento de São Paulo, entre janeiro e fevereiro de 2017.
 
do PNUD Brasil